A experiência inglesa com a utilização de painéis de madeira laminada cruzada como elementos estruturais na construção civil
Reproduzimos aqui, uma matéria publicada originalmente no New York Times e repercutida pelo jornal Folha de S. Paulo em junho deste ano.
O texto destacou a utilização de painéis de madeira laminada cruzada (conhecidos como CLT) como elementos estruturais na construção civil, substituindo o aço e o concreto.
O exemplo utilizado é o de um edifício de nove andares no bairro de Hackney, em Londres, construído totalmente em madeira a partir do segundo andar.
A construção aconteceu há três anos e usou painéis de pinus laminado, com até 15 cm de espessura e 9 metros de comprimento, que foram fabricados na Áustria e parafusados no local para formar as paredes externas e internas, pisos e tetos.
Até as escadas e os poços de elevadores são feitos com esses painéis sólidos de CLT, que já são populares na Europa e começam a ficar conhecidos na América do Norte, onde seus defensores dizem que os edifícios feitos com eles podem ser uma forma de construção mais barata e ambientalmente amigável.
A reportagem destaca as características sustentáveis da madeira e ressalta que um prédio feito de madeira laminada cruzada é similar a uma construção de concreto armado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário